História do DEA
1. HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DO CURSO NA UFAM *
A Faculdade de Ciências Econômicas do Amazonas foi criada pela Lei n º 108, de 23 de dezembro de 1955, mas somente foi regulamentada pelo Decreto n º 9 de 3 de fevereiro de 1956, durante a administração do Governador Plínio Ramos Coelho. Essa faculdade iniciou efetivamente suas atividades no dia 14 de maio de 1958, nas dependências do Instituto de Educação do Amazonas, em caráter provisório.
Em agosto de 1960, ganhou novas instalações, em prédio próprio, localizado à Rua José Paranaguá, n º 200. Posteriormente transferiu-se novamente para instalações mais adequadas, no antigo Seminário São José, na rua Emílio Moreira, n º 601. Ali permaneceu durante 33 anos, até mudar-se definitivamente em 2002, para novas instalações situadas no Campus Universitário, Setor Norte.
A Faculdade de Ciências Econômicas foi incorporada à Universidade do Amazonas, em 1962. Em 1974, com a aprovação do seu primeiro Estatuto, dando nova estrutura básica à Universidade, a Faculdade de Ciências Econômicas foi extinta, dando lugar à Faculdade de Estudos Sociais (FES), que hoje reúne os cursos de Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade.
Atualmente o Curso de Ciências Econômicas é oferecido nos turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), com 60 vagas anuais em cada turno. O acesso a estas vagas se dá por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Processo Seletivo Contínuo (PSC), com 50% das vagas destinadas para cada um. Ocasionalmente são ofertadas vagas por meio do Processo Seletivo Extramacro (PSE).
O corpo docente do Departamento de Economia e Análise é composto por 30 professores, dos quais 70% são doutores, 20% são mestres e 10% são especialistas.
2. CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL *
O economista é um cientista social que adquire uma formação geral capacitando-o a atuar profissionalmente em qualquer setor da atividade econômica de um país, quer seja nas empresas públicas ou privadas, no comércio, nos bancos, nas organizações não-governamentais (ONGS).
Pode atuar também como um formulador e executor de políticas públicas na saúde, na educação, por exemplo, quer seja realizando análises macroeconômicas da evolução do PIB (Produto Interno Bruto), das vendas, da massa salarial, do nível de emprego, do balanço de pagamentos.
A análise das relações com o exterior, das políticas de câmbio, das taxas de juros domésticas, bem como da situação econômico-financeira de projetos de investimentos e o acompanhamento da evolução dos mercados financeiros (de crédito, de capital, de ações, de Mercadorias e Futuro), também estão entre as atividades desenvolvidas pelo economista.
3. MATRIZ CURRICULAR *
Para a integralização do Curso de Ciências Econômicas da UFAM são necessárias 3.000 (três mil) horas, oriundas de 168 créditos de disciplinas obrigatórias, 16 créditos de disciplinas optativas e 200 horas de Atividades Complementares.
Para ter acesso à Matriz Curricular atual (clique aqui)
As disciplinas optativas ofertadas pelo Curso são organizadas em três grupos:
1) Economia para o setor privado, que contém disciplinas voltadas ao exercício profissional nos campos das consultorias econômico-financeiras, bem como da formação de preços e da análise dos custos com que as empresas se deparam;
2) Economia para o setor público, que concentra as disciplinas recomendadas para quem deseja ter posições em empresas públicas, agências reguladoras, diferentes esferas do governo e em firmas de consultoria econômica; e
3) Núcleo Comum, que trata dos conteúdos necessários ao exercício profissional em ambas áreas.
4. A GESTÃO DO CURSO E DO DEPARTAMENTO
A estrutura administrativa é organizada da seguinte maneira:
Chefia e Subchefia do Departamento de Economia e Análise: responsáveis pela operacionalização das ações necessárias às atividades fim, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.
Coordenadores dos Cursos (Diurno e Noturno): a estes compete a organização e o acompanhamento didático-pedagógico dos cursos de graduação, bem como o atendimento ao corpo discente do curso.
Mais informações sobre a gestão atual do curso e do departamento (clique aqui)
* Informações extraídas do Projeto Pedagógico do Curso – Versão 2020
Redes Sociais